Dia Mundial da Língua Portuguesa

A Direção da Confederação Lusófona de Treinadores reuniu virtualmente a 5 de Maio 2022 com o intuito de celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa que oficialmente foi estabelecido em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Estiveram presentes o Presidente Pedro Sequeira (Portugal) assim como os Vice-Presidentes: Vivaldo Eduardo (Angola), António Carlos Gomes (Brasil), Humberto Bettencourt (Cabo Verde), Herculano Cubaba (Guiné-Bissau), Alberto Graziano (Moçambique) tendo o Vice-Presidente Edison Bragança (São Tomé e Príncipe). Foram convidados para a reunião: António Vasconcelos Raposo, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Confederação de Treinadores de Portugal e Mário Almeida, Presidente do Panathlon Clube de Lisboa que apresentou a 1ª edição ÉTICA SUMMIT 2022.

Cada representante fez um balanço do impacto que a pandemia Covid-19 teve durante estes últimos dois anos a dois níveis:

1- Atividade e iniciativas de cada membro;

2- Ponto de situação da Formação de Treinadores em cada país membro;

Foi apresentado o 9º Congresso Treinadores de Língua Portuguesa com o lema “Treinadores a uma só voz” que a Confederação de Treinadores de Portugal promove nos dias 25 e 26 de junho em Leiria, Cidade Europeia do Desporto 2022 e convidados os presentes a promoverem as inscrições online na comunidade desportiva dos seus países!

Foi acordado manter as reuniões virtuais até ao final do ano de 2022 para que seja possível retomar ativamente os propósitos da Confederação Lusófona de Treinadores:

1- Criação de uma Confederação de Treinadores que reúna as Associações de Treinadores de cada país membro;

2- Implementar o Modelo de Formação de Treinadores na CPLP construído no seio da Confederação Lusófona de Treinadores.

Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto
Instituto do Desporto e Juventude
Writing & Design Creative