• Confederação
  • Introdução

Introdução

 

CONFEDERAÇÃO LUSÓFONA DE TREINADORES

QUEM SOMOS

Confederação que reune 6 países de lingua portuguesa em 3 continentes: Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe e que visa trabalhar as questões da formação e carreira do Treinador.

HISTÓRIA

A Confederação de Treinadores de Portugal, apresentou o projecto da criação da Confederação Lusófona de Treinadores no seio da CPLP na III REUNIÃO DA CONFERÊNCIA DE MINISTROS RESPONSÁVEIS PELA JUVENTUDE E PELO DESPORTO DA CPLP em Maputo, 31 de Julho e 1 de Agosto de 2010 conforme Resolução nº 8 – Instituição da Confederação de Treinadores da CPLP e Apoio à Respectiva Plataforma Digital descrita no documento em anexo intitulado “CPLP2010_Declaracao_Final_e_Resolucoes”.

O projecto foi bem aceite e foram criados a imagem, a plataforma digital e os estatutos da Confederação Lusófona de Treinadores.

IMAGEM

O logo emana do logo da Confederação de Treinadores de Portugal. Ou seja, aproveitando o boneco, que significa o Treinador, cada Treinador representa cada um dos 9 paises da CPLP.

A assinatura fazemos a árvore crescer foi pensada no pressuposto que esta Confederação pode ajudar à criação do movimento dos treinadores e agrupamento dos treinadores em cada um desses países. A ideia de uma proactividade para que a árvore, que leva muitos anos a crescer, o possa fazer mais rapidamente, porém sem atalhos. Apesar de haver muito trabalho pela frente podemos ter interagir nessa missão.

A assinatura foi inspirada numa entrevista realizada ao Professor Catedrático, Doutor Carlos António Alves dos Reis, ao Expresso no dia 5 de Julho de 2008, na qualidade de coordenador do estudo sobre a Internacionalização da Língua Portuguesa e que defendia uma política da língua consistente, continuada e em conjunto com todos os países de língua portuguesa. Transcrevemos o último parágrafo das conclusões que inspiraram a criação da assinatura: “Quais são as conclusões principais do seu estudo? Primeiro que tudo, há que dar continuidade a uma política de língua. Não se espere que um ministro crie um instituto e nomeie um presidente e daí a três anos dê frutos. Uma década é pouco. Segundo: é preciso ter em conta as boas práticas dos outros países e fazer análise comparativa mais afinada. Terceiro: atenção às condições locais. A política da língua não é única, nem rígida, nem igual para todos e para toda a parte. Quarto: apostar nos recursos humanos, formar professores para ensinar no estrangeiro, que é diferente do ensinar em Portugal - uma banalidade mas por vezes é preciso afirmar o óbvio. Quinto: as alianças, convocar outros esforços e outros países. A acção diplomática é fundamental para mostrar a Moçambique, Angola, Brasil que, no fundo, esta causa comum é de todos e todos beneficiamos dela. E, finalmente, é preciso esperar que a árvore cresça.”

PLATAFORMA DIGITAL

A plataforma digital foi desenhada e construída e estará online a partir de 1 de Outubro altura do lançamento oficial com o domínio - TREINADORES.ORG

ESTATUTOS

Os estatutos foram elaborados e revistos por 4 entidades: Confederação de Treinadores de Portugal, sua consultora de advogados PRA Advogados e a Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude e Instituto Português do Desporto e da Juventude.

PAÍSES ENVOLVIDOS

Angola: António Manuel da Luz - Secretário-geral do Comité Paralimpico de Angola / Brasil: António Carlos Gomes - Superintendente da Confederação Brasileira de Atletismo e Consultor Científico do Comitê Olímpico Brasileiro / Cabo Verde: Filomena Fortes - Presidente do Comité Olímpico de Cabo Verde / Moçambique: Alberto Graziano - Presidente da Federação de Andebol de Moçambique / Portugal: Pedro Sequeira - Presidente da Direcção da Confederação de Treinadores de Portugal São Tomé e Príncipe: António Menezes da Trindade - Secretário-geral Comité Olímpico de São Tomé e Príncipe / Contactos em curso: Timor, Macau, Goa e Siri-Lanka

ATUALIDADE

Em Junho de 2017 realizou-se a 1ª reunião da CLT durante o 6º Congresso de Treinadores em Portugal, com a presença de John Bales presidente do ICCE, onde foi assinado um Memorando de Entendimento para uma formação de treinadores no espaço lusófono.

 

Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto
Instituto do Desporto e Juventude
Writing & Design Creative